Soluções de Controle Hidráulico

post_top_banner_FP.jpg
Basket_strainers_BERMAD_2

Filtros Cesto para Sistemas de Proteção Contra Incêndios

Eric Chow
Por
Eric Chow 28 out 2020 Ultima atualização: 28 out 2020

Quando os bombeiros são chamados, a última coisa que eles querem encontrar é um bico aspersor entupido. As consequências podem ser trágicas se ocorrer um incêndio e os sprinklers/ bicos não forem acionados. Estas falhas de funcionamento são importantes indicadores de um sistema de proteção contra incêndios vulnerável. E, infelizmente, você pode não ter conhecimento do problema até que seja tarde demais.

Uma solução é realizar inspeções de rotina. Mas, mesmo assim, o problema pode ocorrer após a inspeção. Você precisa de uma solução integrada ao sistema para ficar tranquilo. Afinal, os sistemas de proteção contra incêndios precisam funcionar no momento em que forem necessários, sem a ocorrência de falhas.

Se você não possui um filtro cesto de linha projetado para sistemas de incêndio, seu sistema está constantemente correndo o risco de entupimento, mau funcionamento e rupturas. Um filtro cesto pode resolver todos estes problemas. Mas é necessário um filtro cesto de linha para sistemas de combate a incêndio, designado para resolvê-los de forma eficiente e econômica.

Por que filtros cesto são essenciais no seu sistema de proteção contra incêndios?

O que causa o entupimento de bocais e a ruptura de diafragmas de válvulas? Geralmente, o culpado é o que existe na água. Um sistema de proteção contra incêndios que não leve em consideração os detritos transportados pela água provavelmente causará sérios problemas em algum momento – seja na forma de manutenção mais frequente ou, no pior dos casos, na falha dos componentes fundamentais do sistema.


As normas 13, 15 e 16 da NFPA exigem que um filtro listado seja fornecido na tubulação principal de todos os sistemas que usem bocais de sprinklers e bicos aspersores, e onde for provável que a água contenha materiais que causem obstruções no sistema.

 

Blog_fp1

Instalação Típica do Filtro Cesto de Linha em sistemas de combate a incêndio.


Os sistemas de proteção contra incêndios geralmente bombeiam água a partir de fontes como tanques de água, lagos, rios ou mar, que costumam conter diversos tipos de detritos. A ferrugem, as pedras e o material orgânico transferidos ao longo dos tubos podem ficar presos e causar entupimentos ou "bridging". "Bridging" é o que ocorre quando o material se solidifica em uma formação de ponte ao longo do tubo. O mesmo material pode causar a corrosão dos tubos ao longo do tempo. E isso não é o pior de tudo.

Fragmentos de metal, cascalhos e outros detritos pontiagudos algumas vezes são sugados para dentro do sistema e podem romper o diafragma de borracha e causar a falha das válvulas piloto. Esta ruptura, obviamente, acarreta uma grande interrupção e pode demorar dias para ser consertada. Durante o tempo de inatividade resultante, seu sistema ficará inutilizado e colocará em risco toda a instalação. Não é necessário dizer que é caro substituir estas peças e, sem inserir um filtro cesto de linha para sistemas de combate a incêndio, é provável que esta ruptura ocorra novamente. É por isso que um filtro cesto é um componente essencial de um sistema de proteção contra incêndios seguro e confiável.

 

Blog_fp2

Detritos encontrados em tubos


Mas, mesmo que você já possua um filtro cesto, ele precisa de manutenção, ou então o entupimento poderá continuar ocorrendo.

 

O filtro cesto contra incêndios ideal

Para proteger todo o seu sistema e economizar o seu dinheiro, um filtro cesto de qualidade é uma necessidade. Mas como ele é? Na BERMAD, nós identificamos algumas qualidades que distinguem os filtros cesto de linha para sistemas de combate a incêndio premium:

  • Possuem listagem UL. A aprovação da Norma UL determina que, com o filtro cesto, o tamanho da malha deve ser de 3,2 mm (1/8 de polegada).
  • Relação 10:1 da área da seção transversal. Um filtro cesto que pode funcionar bem, mesmo quando está parcialmente entupido e possui baixas quedas de pressão de água ao mesmo tempo. Ele permite que o sistema supere cenários de água com impurezas sem comprometer o desempenho da diferenciação de fogo.
  • Facilidade de manutenção. Isto é fácil de entender – quanto menos tempo de inatividade, melhor! A manutenção deve ser rápida e fácil para assegurar que o seu sistema fique em funcionamento o maior tempo possível.
  • Facilidade de instalação. A introdução de um filtro cesto no seu sistema não deve ser difícil. O melhor sistema será simples, proporcionando mais tempo para você se concentrar em outros aspectos importantes do seu sistema de proteção contra incêndios. Um procedimento de instalação simples também minimiza a chance de instalação incorreta (e, portanto, ineficaz).
  • Disponibilidade de tamanhos. A maioria dos filtros cesto possui tamanhos entre 3 e 8 polegadas, o que significa que se você precisar de um filtro maior, poderá não ter sorte. A BERMAD é a exceção. Nossos filtros cesto com aprovação UL possuem tamanhos de 3, 4, 6, 8, 10 e 12 polegadas.
  • Durabilidade. Do que ele é feito? Idealmente, seu filtro também deve ser capaz de suportar fluidos agressivos e corrosivos para ter verdadeiramente um bom custo-benefício. Dois materiais que você deve buscar são os revestimentos em epóxi e a tela de aço inoxidável 316, que podem durar muito tempo.

Proteja seu sistema de combate a incêndios hoje mesmo

Os filtros cesto para sistemas de proteção contra incêndios são tão importantes que a BERMAD decidiu desenvolver uma opção eficaz e de fácil manutenção para atender as suas necessidades. O nosso filtro cesto de linha corta-fogo FP-60F é a ferramenta definitiva para proteger suas tubulações e bocais de sprinklers automáticos, válvulas de dilúvio ou camâras de espuma. Ele também pode ser aplicado a montante de válvulas de controle de pressão e dispositivos sensíveis do sistema.


O filtro cesto FP-60F possui listagem UL, o que significa que ele é compatível com as normas internacionais para sistemas de combate a incêndios. Ele pode capturar com facilidade objetos com diâmetro de 3,2 mm ou mais. Os filtros cesto da BERMAD também podem ser instalados em conformidade com as regulamentações da NFPA.


Este filtro possui uma baixa queda de pressão, proporcionando maiores segurança e confiabilidade. Apesar da baixa pressão, este modelo assegura a disponibilidade da água para combate a incêndios, mesmo a uma queda de pressão de 3 psi. Isto torna mais fácil e seguro limpar e fazer a manutenção do filtro. Além disso, este filtro cesto possui uma capacidade de alto fluxo – por exemplo, um filtro de 8" pode lidar com 1334 galões por minuto com uma pressão diferencial de 1 psi. Ele também possui um cesto com tela grande, fazendo com que seja extremamente seguro e confiável. Este dispositivo também pode ser aplicado em um gerador de espuma, desde que instalado a montante da válvula de controle de água.
O filtro cesto FP-60F não é apenas flexível na instalação, mas também possui um revestimento em epóxi de grande espessura com uma tela de aço inoxidável, fazendo com que seja compatível com fluidos corrosivos e ambientes agressivos. A vedação é livre de amianto. Para uma experiência de manutenção rápida e fácil, tudo o que você precisa fazer é remover a tampa para limpar – você não precisa remover o filtro inteiro do tubo. Na verdade, você só precisa limpar nossos filtros cesto uma vez por ano durante as inspeções de rotina.


O FP-60F da BERMAD deve ser instalado onde houver espaço adequado para remover o filtro por completo e deve ser encaixado antes da instalação.


Proteja o sistema da sua linha de incêndios, hoje mesmo

Não deixe suas instalações vulneráveis na hora do desastre. Você pode criar uma rede confiável e segura para manter seu sistema de proteção contra incêndios funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com os filtros cesto da BERMAD, você não precisa se preocupar. Nossos inovadores filtros cesto e válvulas são duradouros, fáceis de manter e funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, mesmo em cenários de baixa pressão.


Onde você pode obter nossos filtros de alta qualidade? A BERMAD possui 13 escritórios em todo o mundo, facilitando o contato com um representante. Nossos representantes podem compreender perfeitamente os seus desafios e o seu sistema e podem ajudar você ativamente a encontrar uma solução.

Tópicos: Fire Protection

Eric Chow

Escrito porEric Chow

Proposal / Application Engineer, Works in Bermad Since 2012, Specializes in Fire Protection system

Posts Recentes

Nunca perca uma história