Soluções de Controle Hidráulico

post_top_banner_FP.jpg
Solucionando problemas com golpes de aríete com uma Válvula de Dilúvio inovadora

Solucionando problemas com golpes de aríete com uma Válvula de Dilúvio inovadora

Postado por Larry Rimel 28 out 2020 Ultima atualização: 1 nov 2020

O projeto Sakhalin é um projeto de desenvolvimento em óleo e gás em terra firme e alto mar de duas fases na Ilha de Sakhalin, na Rússia, localizada no Mar de Okhotsk.

O projeto pertence e é operado pela Exxon Neftegas Limited (ENL). Combinadas, as reservas das fases 1 e 2 de Sakhalin possuem uma estimativa de 1.200 milhões de barris de petróleo bruto. O projeto inclui a primeira planta LNG da Rússia e deve contribuir com bilhões de dólares para a economia russa. O primeiro poço de Sakhalin 1 foi perfurado em 2003.

O desafio do golpe de aríete


Após a construção de Sakhalin 1, um pico de golpe de aríete foi detectado no sistema de água para combate a incêndios. A análise hidráulica revelou que o problema foi causado pelo ar aprisionado na tubulação, no acionamento das bombas com turbinas verticais movidas a diesel principais, gerando um pico de pressão de até 700 psi por quase um milissegundo.


Tipicamente, os sistemas de proteção contra incêndios são projetados para uma pressão operacional máxima de 250 psi. Um pico de pressão desta magnitude causa um estresse significativo em todas as partes do sistema, incluindo tubos, válvulas, bombas e outros componentes. Isto pode acarretar vazamentos e quebras prematuras dos equipamentos, bem como riscos à segurança e ao meio ambiente.


Desejando evitar uma situação semelhante no sistema Sakhalin 2, a Exxon Neftegas, através da Worley Parsons Engineers, contatou a engenharia da BERMAD, para determinar como seria possível solucionar o problema.

A solução da BERMAD


Após analisarem a situação e os requisitos do projeto, os engenheiros da BERMAD concluíram que a solução ideal seria construir uma válvula de alívio especial.


Esta válvula seria mantida em uma posição normalmente aberta, ao invés de normalmente fechada, como uma válvula de alívio padrão, que antes era usada apenas em ocasiões especiais.

 

Blog_fp6

 

O resultado foi a Válvula Multifuncional FS-748-BL-AB. Esta válvula é equipada com uma mola de elevação e um atuador com câmara dupla que permite operações multifuncionais. No acionamento da bomba, a mola a mantém a válvula aberta, permitindo que todo o ar seja ventilado do sistema. Quando o sistema atinge 1 a 1,5 bar de pressão, a válvula fecha e entra na configuração operacional de controle de pressão. Durante a operação, ela funciona como uma válvula de alívio de bomba de incêndio normal.


Todas as três bombas de incêndio com turbinas verticais movidas a diesel principais do projeto Sakhalin 2 foram posteriormente equipadas com Válvulas Multifuncionais FS-748-BL-AB de bronze de alumínio níquel 10”, com tubulação e conexões Monel para uma maior resistência a corrosão. A BERMAD também forneceu todos os manuais de operação e manutenção da nova válvula em versões em inglês e russo, conforme solicitado pelo cliente.

Resultados

Blog_fp7   

As Válvulas Multifuncionais 748 impediram com sucesso, a ocorrência de problemas relacionados a surtos na bomba de incêndio de alta capacidade em Sakhalin 2, evitando danos e garantindo a maior segurança e longevidade do sistema de proteção contra incêndios.

Desde então, a válvula tem sido utilizada em diversos outros sistemas de proteção contra incêndios. Um deles é o campo offshore Hebron da ExxonMobil no Atlântico Norte, para o qual a BERMAD forneceu mais de uma dúzia de válvulas 748 contendo materiais especiais, incluindo aço inoxidável super duplex.


A 748 foi atualizada para a Válvula 730-48, e está a caminho de se tornar uma opção preferencial para proteção contra golpes de aríete em sistemas de proteção contra incêndios que usem bombas de incêndio com turbinas verticais. Esta invenção é um excelente exemplo do compromisso da BERMAD em criar soluções inovadoras e eficazes para proteção contra incêndios em resposta às necessidades dos clientes.

Você também pode ter interesse em nosso Ambiente de Alto Risco

 

   

Tópicos: Fire Protection

Escrito porLarry Rimel

Posts Recentes

Nunca perca uma história