Soluções de Controle Hidráulico

A evolução da medição de água – Impacto no uso da água e na receita do serviço

Eyal Glass
Por
Eyal Glass 27 jul 2020 Ultima atualização: 31 ago 2022
Blog_3_3

A água está se tornando um recurso cada vez mais precioso. Governos e organizações de todos os lugares estão dando uma crescente importância ao gerenciamento da água, tanto em um esforço para reduzir custos quanto para assegurar um suprimento adequado no futuro.

O monitoramento e a medição efetivos desempenham um papel fundamental no gerenciamento da água. Uma maior precisão na medição do fluxo de água e do consumo aprimora significativamente a capacidade analítica e estabelece a base para ações práticas de conservação de água, desde a localização e a resolução de vazamentos até a modificação do comportamento do consumidor.

A evolução da medição de água

A medição de água é um campo relativamente novo. O hidrômetro moderno foi inventado em meados do século XIX e teve o seu uso difundido apenas há pouco mais de 100 anos. A tecnologia de medição de água melhorou significativamente desde então e continua sendo aprimorada. Vamos dar uma olhada na evolução da medição de água e nos benefícios que cada melhoria tecnológica proporcionou.

 

Leitura de Hidrômetro Manual

Se você tiver uma determinada idade, provavelmente se lembrará do funcionário que andava pelo bairro fazendo medições uma vez a cada dois ou três meses. Ele ia de casa em casa e fazia a leitura dos hidrômetros, anotando os números em um bloco. Estas informações eram então reunidas e analisadas nos escritórios da prestadora do serviço.
Embora a adoção da tecnologia da informação tenha aumentado consideravelmente a eficiência deste processo, as desvantagens deste método são óbvias: ele é caro e demorado, com uma margem para erro humano bastante real.

 

O Método de Leitura de Hidrômetro por Cartão Postal

Em áreas onde não era viável enviar um funcionário para fazer a leitura de cada casa (por exemplo, em alguns distritos com população esparsa no oeste dos EUA, que podem abranger milhares de quilômetros quadrados), foi desenvolvido um sistema de boa-fé. Uma ou duas vezes por ano, um cartão postal era fornecido para cada cliente do serviço de água, que deveria ler o próprio medidor e enviar os resultados.

 

Medição do Tipo Walk-By

A primeira grande melhoria tecnológica da leitura manual veio com a invenção de um dispositivo portátil que permitia ao funcionário responsável pela leitura dos medidores simplesmente aproximar o dispositivo do medidor para baixar as informações, ao invés de abrir e ler cada medidor individualmente. Isto não apenas economizou tempo e custos de mão de obra significativos, como também aumentou a precisão das leituras.

 

AMR e Medição do Tipo Drive-By

Com a criação da tecnologia AMR (Leitura de Medição Avançada), os responsáveis pela leitura dos medidores não precisam mais andar pelas ruas. As informações de cada medidor são transmitidas sem fios a cada intervalo de alguns segundos e podem ser acessadas a curta distância, permitindo que o responsável pela leitura simplesmente dirija seu veículo pela área e colete os dados com um transceptor no veículo. As informações são então baixadas no software CIS e depois enviadas para o software de cobrança, que gera as faturas.


Neste momento, a AMR ainda é a tecnologia de medição de água mais vendida do mercado. Porém, ela possui algumas desvantagens significativas. Como a transmissão de dados de uma unidade AMR possui curto alcance, ela ainda exige o uso de veículos. Isto aumenta o custo e o impacto ambiental da medição e limita a frequência com que é viável realizar as leituras. Além disso, é muito comum perder algumas leituras em cada rota. No fim do dia, é então necessário que o responsável pela leitura dos medidores volte e colete manualmente as informações dos medidores que não informaram os dados.

 

Infraestrutura de Medição Avançada (AMI)

A mais nova tecnologia de medição de água elimina a visita física aos locais de medição. Com a capacidade de transmissão de dados de longo alcance da tecnologia AMI, agora os dados podem ser coletados direta e automaticamente a uma distância entre 0,8 e 8 quilômetros. Isto possui implicações revolucionárias:

  • A AMI permite leituras muito mais frequentes dos medidores, como a cada hora ou mesmo a intervalos de 15 minutos. Isto proporciona um panorama muito mais granular do consumo de água e pode ajudar o serviço de águas a localizar e solucionar rapidamente vazamentos que no passado passariam despercebidos durante semanas ou meses.
  • A AMI permite uma melhor comunicação com o cliente para lidar com problemas relacionados ao uso da água. Seu software inteligente pode ser programado para sinalizar automaticamente uso anormal e contatar o cliente por telefone, e-mail ou mensagem de texto.

BERMAD: Assumindo a liderança global em AMI

Na BERMAD, acreditamos que a AMI é o futuro da medição de água. Estamos empolgados com as implicações econômicas, sociais e ambientais desta tecnologia e implementamos diversas medidas para permanecermos na vanguarda dos desenvolvimentos em AMI:

 

Comunicação por GSM incorporada

Um dos fatores que impedem a implementação da AMI para muitos distritos hídricos tem sido o custo inicial da aquisição da infraestrutura. A BERMAD deu um passo gigantesco para remover esta barreira, ao integrar comunicação por GSM em todos os hidrômetros fornecidos. Se antes era necessário criar uma rede para ler cada um dos medidores, este recurso plug-and-play permite pular esta etapa e criar uma infraestrutura AMI de forma muito mais econômica.

 

Medidor de vazão eletromagnético Euromag

A BERMAD agora oferece o medidor de vazão eletromagnético Euromag, que atende inúmeras necessidades específicas da medição de água, incluindo a eliminação da necessidade de trechos livres antes e após o medidor.


Os medidores de vazão eletromagnéticos Euromag oferecem uma elevada gama de recursos, como:

blue water metering
  • Ampal faixa de diâmetro: 1,5 e 80 polegadas
  • Numerosos sensores e conversores para diferentes aplicações
  • U0-DO – Elimina restrições de trecho reto de tubulação e reduz tempo/custos de instalação sem precisar sacrificar a precisão
  • Porta de pressão integrada
  • 5 totalizadores – 2 positivos, 2 negativos, 1 redefinível pela rede
  • O sensor/conversor pode ser montado de forma compacta ou remota
  • Alimentação por energia AC, painel solar ou bateria de alta eficiência, de acordo com as necessidades do cliente
  • Registro de dados – A unidade registra dados em intervalos de 15 minutos
  • Capacidade de reporte AMI – O medidor eletromagnético envia relatórios e alertas para o usuário por SMS, e-mail ou através de software baseado na nuvem, incluindo taxa de consumo, fluxo, alertas para água em excesso ou insuficiente, tubulação vazia, entre outros.
  • Conectividade a sistemas em escala ou internet
  • Interface para PC intuitiva e amigável, com informações fáceis de baixar e diagnosticar
  • Diversos idiomas – Suporta inglês, espanhol, português e francês
  • Vida útil de 10 anos da bateria da tela para confiabilidade excepcional, menor tempo de inatividade e mínimo de manutenção
  • Instalação por inserção usando a porta da válvula, que permite converter válvulas BERMAD existentes em válvulas com medidor de fluxo

O medidor eletromagnético Euromag é altamente versátil e apropriado para praticamente qualquer aplicação de medição de água. Ele é capaz de lidar com qualquer líquido que não contenha partículas sólidas, incluindo irrigação, águas residuais, águas pluviais, água potável, etc. As unidades também são ideais para aplicações remotas e áreas sem acesso à energia, quando configuradas para uso com baterias e/ou painéis solares.


Em breve, iremos oferecer uma nova linha de medidores inteligentes ultrassônicos com diversas aplicações para vários mercados, então fique atento a nossas novidades.


Se você estiver pronto para começar a ser proativo em relação aos ativos do seu serviço de águas, reduzir a perda de receita acarretada por água não faturada, aprimorar seus esforços de conservação de água, reduzir despesas com frota, custos de mão de obra e impacto ambiental e melhorar sua capacidade de atendimento ao cliente, chegou a hora de pensar em atualizar para AMI. Para saber mais, fale conosco e colocaremos você em contato com um representante da BERMAD na sua região.

Welcome to Bermad city

Tópicos: Waterworks

Eyal Glass

Escrito porEyal Glass

Tópico

Posts Recentes

Nunca perca uma história