Soluções de Controle Hidráulico

post_top_banner_WW.jpg
Control_valves_for_desalination_2-1

Otimizando o uso de água dessalinizada no Campo de Dalías em Almeria, na Espanha

Postado por Fernando Bernal Salve (ES) 27 jul 2020

A ONU estima que até 2025, dois terços do mundo viverão em condições de estresse hídrico, com 14% da população mundial lutando com a absoluta escassez de água. A dessalinização da água do mar pode ser a resposta para este problema. A BERMAD Europa trabalhou junto com a Acuamed na planta de dessalinização por osmose reversa de água do mar no Campo de Dalías em Almeria, na Espanha, em um projeto que envolveu o uso de água dessalinizada para irrigação.


<< Clique aqui para baixar uma versão em PDF do estudo de caso >>

O desafio

As estufas da região produzem grandes quantidades de frutas e legumes e cobrem mais de 16.500 hectares da área. A terra e a água são altamente produtivas, gerando um retorno médio anual de aproximadamente 62.000 euros por hectare. Porém, esta região também sofre com a escassez de lençóis freáticos.

Ao mesmo tempo, a dessalinização da água do mar é um processo caro que consome muita energia, o que prejudica a lucratividade. Para que a dessalinização seja viável, o processo precisa produzir uma grande quantidade de água utilizável a um bom custo-benefício. Para alcançar este objetivo, a Acuamed, em conjunto com a BERMAD Europa, buscou uma solução viável que permitisse misturar água dessalinizada com água salina para atingir um nível admissível de salinidade para fins de irrigação.

A solução

É muito importante que o nível de salinidade seja cuidadosamente medido e controlado para evitar a ocorrência de danos catastróficos às culturas devido a uma mistura excessivamente salina. A equipe da BERMAD Europa, que possui um relacionamento contínuo com a Acuamed e, portanto, compreende as necessidades específicas da empresa, projetou válvulas de controle especiais fáceis de instalar e manter para lidar com fontes de água que contenham diferentes concentrações de sal.

Além disso, para tornar a tubulação mais eficiente, quatro subsistemas principais foram implementados para gerenciar o controle de fluxo. A equipe da BERMAD Europa também instalou Válvulas de Alívio de Pressão para aliviar a pressão excessiva da linha quando ela exceder o máximo predefinido, para proteger o sistema contra golpes de aríete ou aumentos abruptos de pressão.

Leia mais sobre como a equipe da BERMAD Europa apoiou a Acuamed em todas as etapas do projeto, desde o projeto da solução até a implementação e o atendimento pós-venda.

Clique aqui para baixar uma versão em PDF do estudo de caso

Case Study ALMERIA - SPAIN

Tópicos: Waterworks

Tópico

Posts Recentes

Nunca perca uma história