Soluções de Controle Hidráulico

post_top_banner_WW.jpg
Válvulas de Ar Combinadas para Esgoto e Águas Residuais reduzem custos de manutenção

Válvulas de Ar Combinadas para Esgoto e Águas Residuais reduzem custos de manutenção

Ofer Cohen
Por
Ofer Cohen 27 jul 2020 Ultima atualização: 31 ago 2022

O esgoto (água residual) é produzido nos lugares onde as pessoas moram e trabalham e vem de fontes residenciais, institucionais e comerciais.

As águas residuais que são provenientes de processos industriais, como a produção ou fabricação de bens, são classificadas como águas residuais industriais (e não como esgoto), mas também podem ser enviadas para sistemas de esgoto. Todas as categorias de esgoto geralmente transportam organismos patogênicos, que podem transmitir doenças a seres humanos e animais e causar danos ao meio ambiente. Por este motivo, na maioria dos países, a coleta e o tratamento de esgoto estão sujeitos a rigorosas normas e regulamentações.

Os sistemas de esgoto coletam as águas residuais e as entregam para as usinas de tratamento de águas residuais. Estes sistemas incluem um sistema de coleta de esgoto sanitário, estações de bombeamento e redes elétricas conectadas à instalação de tratamento. Nas usinas de tratamento, os sólidos são removidos das águas residuais e processos biológicos são implementados para produzir águas residuais purificadas (águas de efluentes) para uso na irrigação agrícola e em diversas indústrias.

Por que usar válvulas de ar em sistemas de esgoto e águas residuais municipais?

O sistema de águas de Sofia estava experimentando um nível de eficiência muito baixo. Um dos principais fatores que contribuíam para o problema era a presença de grandes diferenças de elevação (até 400 metros) na área atendida, acarretando pressões muito altas, bem como grande perda de água devido a um grande número de rupturas de tubos.

A área do serviço compreendia diversas zonas de abastecimento com pressão máxima de 8 Bar. Para reduzir a água não faturada e estabelecer um fácil monitoramento, Sofia foi dividida em aproximadamente 200 distritos de medição e controle (DMC). Contudo, a pressão média no sistema precisava ser reduzida.

Válvulas de Redução de Pressão como solução

Um dos componentes usados em sistemas de esgoto e águas residuais são as válvulas de ar. Estas válvulas são instaladas nas estações de bombeamento, ao longo das tubulações de esgoto pressurizadas e nas usinas de tratamento de águas residuais, e oferecem as seguintes funcionalidades:

  • Durante o enchimento da tubulação, a válvula de ar elimina grandes volumes de ar e, portanto, aumenta a eficiência.
  • Durante a operação pressurizada, a válvula de ar libera bolsões de ar e gás aprisionados e, portanto, aumenta a eficiência e reduz os custos com energia.
  • Durante a drenagem ou ruptura da tubulação, a válvula de ar permite a entrada de um grande volume de ar e, desta forma, protege a tubulação contra condições de vácuo.
  • Durante golpes de aríete ou pressão de surto, a válvula de ar oferece entrada de ar para proteção contra condições de vácuo, como também alívio de ar controlado para redução de danos em potencial.

 

20180821_074819_resized (002)B

 

No caso das condições de esgoto e águas residuais, também existem considerações especiais que precisam ser levadas em conta durante a seleção de válvulas de ar. Elas decorrem do fato de que o esgoto é uma mistura de componentes orgânicos e inorgânicos, como também de entidades biológicas com uma alta porção ácida. Além disso, o esgoto possui grandes objetos flutuantes que podem obstruir tubos ou danificar equipamentos. Isto significa que, para sistemas de esgoto e águas residuais municipais:

  • O projeto da válvula de ar (mecânica e dimensão) deve separar a água de esgoto do mecanismo interno da válvula de ar (orifícios e elastômeros) para evitar entupimentos e permitir a operação continuada.
  • Para assegurar a funcionalidade, as válvulas de ar precisam passar por manutenção (desmontadas e lavadas/limpas) aproximadamente a cada 2 ou 3 meses após a instalação. Isto significa que a maioria dos operadores de sistemas de esgoto e águas residuais geralmente possui uma frota com algumas centenas de válvulas de ar para esgotos, e uma parte delas é retirada do campo e desmontada para manutenção periódica – o que gera custos operacionais e de manutenção adicionais.
  • Ao selecionar válvulas de ar, é importante buscar válvulas que sejam fáceis de operar, inspecionar e manter e possibilitem maiores períodos de operação sem manutenção.

 

Válvulas de Ar Combinadas para Esgoto e Águas Residuais C50 da BERMAD

A válvula de ar combinada para esgoto e águas residuais C50 da BERMAD é uma válvula de ar combinada de alta qualidade para uma variedade de redes de esgoto e águas residuais e condições operacionais. Com seu projeto aerodinâmico avançado e orifício duplo, esta válvula fornece uma excelente proteção contra acúmulo de ar e gases, bem como contra formação de vácuo, com vedação aprimorada sob condições de baixa pressão.

 

Assista este vídeo sobre a C50 para ver como ela funciona.

 

O material do corpo composto da válvula de ar C50 é nylon reforçado com fibra de vidro, que é 100% resistente à corrosão e aumenta o período de operação sem manutenção. As válvulas também são leves (aproximadamente 6 kg; 13 libras), o que facilita a instalação, a inspeção, a desmontagem para manutenção e a reinstalação. As válvulas de ar para esgoto normalmente encontradas no mercado geralmente possuem corpo em metal e pesam entre 20 e 50 kg (44 a 110 libras) cada.


As válvulas de ar C50 da BERMAD também são fáceis de manter, pois abrem a partir do topo, possuem duas portas de serviço que permitem retrolavagem e drenagem (também em campo) e contam com um dispositivo de proteção contra surtos opcional para evitar danos à válvula e ao sistema durante cenários de surtos ou golpes de aríete.


Como resultado destes recursos, a válvula de ar C50 reduz significativamente os custos operacionais e de manutenção. De acordo com um conhecido operador dos EUA, as válvulas de ar BERMAD C50 exigem manutenção apenas uma vez a cada quatro meses, em comparação com uma vez a cada quatro semanas para válvulas de ar concorrentes.

 

learn more about the BERMAD C50 Sewage & Wastewater Combination Air Valves, download the product page

 

Tópicos: Waterworks

Ofer Cohen

Escrito porOfer Cohen

I have spent my entire career in the water technologies arena. Currently I hold the position of International Marketing Manager Waterworks for BERMAD, where I lead the marketing and business development activities of the Waterworks segment.

Tópico

Posts Recentes

Nunca perca uma história